O que faz o Departamento Fiscal?

O departamento fiscal é uma das áreas essenciais para a continuidade das operações de uma empresa.

O que faz o Departamento Fiscal?

 Departamento Fiscal

O departamento fiscal é uma das áreas essenciais para a continuidade das operações de uma empresa. Independentemente do segmento de atuação ou do porte da empresa, todas as pessoas jurídicas brasileiras precisam lidar com inúmeras exigências legais relacionadas a tributos, obrigações acessórias e diversas mudanças na legislação sobre o tema.

Apesar de ter as suas atividades muito relacionadas apenas ao cumprimento de obrigações legais e realização de atividades de alto grau burocrático, a verdade é que o departamento fiscal pode ter um papel de protagonista para o sucesso de uma empresa – seja garantindo o cumprimento de todas as obrigações legais, reduzindo custos ou gerando informações úteis para a gestão empresarial.

Mas você sabe quais são as atividades desenvolvidas pelo departamento fiscal e qual é a sua importância dentro de uma organização? Descubra logo a seguir.

CLIQUE AQUI e conheça nossos treinamentos com foco no Departamento Pessoal, Contabilidade e Setor Fiscal

O que é o Departamento Fiscal?

Pode ser difícil de enxergar isso, mas todas as atividades de uma organização passam pelo departamento fiscal: a compra de mercadorias para o estoque, uma venda realizada a prazo, um empréstimo realizado para a compra de maquinário, o recebimento de um pagamento em atraso, entre várias outras transações que têm impacto na contabilidade.

O departamento fiscal é o setor da empresa responsável por fazer a escrituração de todas essas movimentações, apurar impostos e garantir que todas as obrigações legais estão sendo cumpridas. Entretanto, os profissionais do departamento fiscal podem ir além disso e gerar benefícios fiscais, reduzir custos e buscar créditos de impostos para compensação.

Quais são as funções do Departamento Fiscal?

Para as pessoas que não lidam diretamente com o departamento fiscal, é muito comum ter a ideia de que os profissionais desse setor passam o dia inteiro apenas lançando notas fiscais e calculando impostos. Entretanto, essas atividades manuais ocupam cada vez menos tempo nas rotinas desses profissionais – que também exercem uma importante função estratégica.

Entender todas as funções desempenhadas pelo departamento fiscal é muito importante para compreender a sua importância dentro de uma organização. Veja quais são as principais delas:

  • Recebimento e escrita fiscal – que é a rotina de receber e escriturar todas as notas fiscais que passam pela empresa;
  • Conferência de toda documentação fiscal;
  • Lançamentos fiscais de entradas e saídas;
  • Emissão de notas fiscais de devolução, remessa para conserto e industrialização;
  • Atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária;
  • Apuração de tributos;
  • Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco;
  • Auxílio na determinação de classificação Fiscal de novos produtos comercializados;
  • Entrega de obrigações acessórias – como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).

Importância do Departamento Fiscal para uma organização

Como você pode deduzir com base nas funções exercidas pelo departamento fiscal, esse setor possui uma grande importância para que uma organização continue operando tranquilamente. Para reforçar o papel do departamento fiscal, vamos analisar os principais benefícios da atividade desempenhada pela área fiscal:

  • Cumprimento de todas as obrigações fiscais em dia, criando uma boa relação com o Fisco e reduzindo os problemas com a fiscalização – que podem gerar multas pesadas;
  • Aproveitamento de benefícios fiscais que podem ser responsáveis por reduzir os custos operacionais de uma empresa e impactar positivamente nos resultados financeiros;
  • Geração de informações úteis que podem ser aproveitadas pelo gestor da empresa na tomada de decisão;
  • Agilidade nos processos internos e garantia da circulação das mercadorias vendidas pela empresa;
  • Otimização e previsibilidade do fluxo de caixa em relação aos compromissos fiscais que geram custos – como o pagamento de impostos, taxas e contribuições.

Como a tecnologia impacta no Departamento Fiscal?

Ao longo deste artigo, entendemos melhor todas as funções que são desempenhadas pelo departamento fiscal, certo? Conforme abordamos anteriormente, grande parte dos processos manuais e repetitivos não são mais realizados pelo trabalho humano, mas sim por soluções digitais que permitem a automação de processos.

Isso só é possível graças à evolução tecnológica e softwares específicos para auxiliar o departamento fiscal. Entre essas soluções estão aquelas que permitem o gerenciamento de documentos fiscais e guias de tributos ou mesmo o cálculo automático dos impostos – como o DOODoc e o DOOCalc.

Os departamentos fiscais que conseguem incorporar essas novas ferramentas de automação conseguem dar um salto no seu desempenho e alcançar resultados ainda mais satisfatórios – eliminando custos e aumentando a produtividade do setor. Dessa forma, toda a organização sai ganhando.

O empregado saiu no término do contrato de experiência, quais os direitos ele vai receber?

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!